07 maio, 2010



Flores?

De vez em quando buquês...
Por muitos anos eu ouvi que...

_ Flores pra quê? Se elas murcham!
Aquelas então que os ambulantes
vendem na porta do cinema
ou no barzinho
são troféus de puta.
(Isso ele me dizia)

Ah...muitas pétalas eu guardei.
Até as que não tive,
mesmo que murchas
mesmo que despedaçadas.

Flores preferidas?
Margaridas.
De vez em quando as colhi nos campos
que passei...
fiz bem-me-quer, malmequer,
bem-me-quer, malmequer...
deve ser por isso que nunca as recebi
de um rapaz.

Eu as despetalava.
Despetaladora de margaridas (risos)
Ninguém nunca me presenteou com uma delas
Via as artificiais, as naturais,
nas vitrines, nas floriculturas,
nas calçadas, nos enfeites, nos jardins...
Despetaladora de margaridas.
E algumas rosas do passado,
espinhos que cortam as mãos...

Flores pelo caminho?
De vez em quando...
muito de vez em quando
buquês...
vasos solitários...

Um dia ...quem sabe.Para enfeita o colchão delas
e amar entre as pétalas.

Por Andréa de Azevedo.

Nenhum comentário: